4 de jul. de 2011

Como provoca a perda da visão

O glaucoma pode provocar a perda de quase 90% da visão de um olho sem que você o perceba. Como isso é possível? Todos nós temos um ponto cego na parte posterior de cada olho. Essa mácula na retina, onde as fibras nervosas se juntam para formar o nervo óptico, não possui células sensíveis à luz. No entanto, você não percebe esse ponto cego porque o cérebro tem a capacidade de suprir as partes da imagem que faltam. Ironicamente, essa habilidade do cérebro é o que faz do glaucoma um distúrbio tão insidioso.
O Dr. Ivan Goldberg, um importante oftalmologista australiano, falou a Despertai!: “O glaucoma é chamado de ladrão furtivo da visão porque não apresenta nenhum sintoma. O tipo mais comum de glaucoma é lento e progressivo e, sem dar nenhum aviso, causa danos às fibras nervosas que ligam os olhos ao cérebro. Se os olhos lacrimejam ou não, se estão secos ou não, se você enxerga bem quando lê e escreve ou não, isso não tem nada a ver com o glaucoma. Você pode não sentir nada nos olhos e ainda assim estar com glaucoma sério.”

O que você veria:

VISÃO NORMAL






GLAUCOMA NA FASE INICIAL






GLAUCOMA NA FASE ADIANTADA




Como diagnosticar o distúrbio

Infelizmente, não existe um exame abrangente para diagnosticar o glaucoma. Usando um aparelho conhecido como tonômetro, o oftalmologista começa verificando a pressão do humor aquoso nos olhos. Com o instrumento ele comprime suavemente achatando a córnea, a parte anterior do olho. A força usada é medida e assim determina-se a pressão intra-ocular. O oftalmologista também procura sinais do glaucoma usando instrumentos que identificam tecidos danificados na estrutura das fibras nervosas que ligam o olho ao cérebro. O Dr. Goldberg diz: “Observamos se as fibras nervosas ou os vasos sanguíneos na parte posterior apresentam alguma irregularidade quanto à forma, o que poderia indicar que esses nervos estão sendo danificados.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário