1 de jul. de 2011

ENSINA-ME A SER INDEPENDENTE!


Ensina-me as relações espaciais! Isto é, as relações do meu corpo com as coisas à minha volta. A que distância de mim está o candeeiro? Onde está o candeeiro? Posso pegar no copo sem o deixar cair? Dá-me orientações precisas para que eu possa deslocar-me para as coisas que estão longe. Onde estou? Onde estás?
Posso andar em casa sozinho! Se as passagens para os quartos estiverem desimpedidas e se não deixarem coisas espalhadas no chão! Quando gatinhava em pequeno e encontrava coisas à minha volta... era muito bom... mas agora apanho um susto tremendo se tropeço nas galochas do pai!
Tenho que andar pelos meus pés! Preciso de saber quando tenho que virar à esquerda ou à direita. Preciso de tactear pelas paredes para poder perceber o tamanho e o nome dos sítios. Provavelmente levar-me-á mais tempo do que se tu me levares contigo, mas tenho que começar a praticar já para poder treinar durante o tempo em que estás ocupada.
Não digas "aqui" ou "ali"! É muito difícil saber onde o "aqui" e o "ali" estão, pois não posso ver! Usa palavras que digam realmente onde estão as coisas e para onde vou - "Põe o livro na mesa da casa de jantar!" ; "Vem para o quarto e ajuda-me a arrumar os teus brinquedos!"
Lembras-te? Preciso de recordar muitas coisas: onde é o meu quarto, onde deixei as calças, a que distância ficaram, o que fiz ontem. Como não posso ver tenho de aprender a recordar melhor do que tu. Pergunta-me sempre tudo!
Conversa muito comigo. Preciso de ouvir os nomes das coisas que tenho à minha volta: armários, candeeiros, portas. Não tenhas medo de usar muitas palavras para descrever as coisas. Preciso de as ouvir para poder perceber como se juntam e quando se usam. Fala comigo quando estou ajoelhado, quando estou a saltar, quando me porto mal. Dá-me instruções precisas: " Vai sempre em frente!"; " Agora são 5 degraus" ; " Vira à direita!"
Põe-me ao pé de ti enquanto fazes os trabalhos domésticos. Fala comigo e mostra-me o que estás a fazer: quando sacodes a roupa, limpas o pó, limpas o frigorífico ou lavas as janelas. Deixa-me tocar e participar naquilo que estás a fazer, para eu começar também a ser auto-suficiente. Deixa-me sempre tentar fazer as coisas!
Eu posso ajudar! Dá-me trabalhos domésticos para fazer: posso ser eu a levar a minha roupa para o cesto da roupa suja, posso pôr a mesa, levantar os pratos e lavá-los. Preciso da tua ajuda para perceber que os pratos não são todos os mesmos. Diz-me porquê! Explica-me!

Nenhum comentário:

Postar um comentário